ANIVERSÁRIO DE 101 ANOS DO SR. GERALDO SILVEIRA BITTENCOURT
31 DE JULHO DE 2009
Por REV. JOOZIEL DE MELO FREIRE e Esposa KARINE XAVIER SOARES FREIRE
TEXTO Mt. 17: 1 – 7
A alegria é algo que precisa sempre contagiar a vida das pessoas. Ser alegre faz parte de uma vida saudável. Existem terapias, chamadas de Terapia do Riso, sim, pessoas sentam-se em circulo e uma a uma, começam a sorrir e em alguns minutos estão todos sorrindo. Existe até uma bomba, chamada de bomba do riso, que mata a pessoa de rir, através do efeito de um gás, inclusive, vimos recentemente esse gás sendo usado no filme A Era do Gelo III.
A alegria é algo que precisamos sentir, mas sua motivação precisa ser correta. Herodias ficou feliz por ter a cabeça de João em uma bandeja; Alguns políticos ficam felizes por conseguirem desviar dinheiro dos cofres públicos; ladrões se alegram por conseguir assaltar um banco ou até mesmo fugir da prisão. Mas Deus, no texto lido, nos conduz a conhecer uma felicidade promovida pela obediência e o trabalho ao próximo.
A Alegria é um dos atributos comunicáveis do Senhor e no texto em comento, o nosso Deus deixa claro, o quanto estava alegre com a vida de Seu Filho Jesus Cristo, v. 5. É importante ressaltar que três discípulos subiram ao Monte com Cristo, v.1 e lá, no alto, participaram de uma experiência, onde Cristo foi transfigurado, sua face brilhou como o sol e suas roupas ficaram brancas como a luz. Como se não bastasse, aparecem Elias e nada mais nada menos do que Moisés, vv.2 e 3. Animados, desejaram montar barracas, para ali permanecerem, talvez por terem saído de um estado de tristeza, visto que Jesus já havia preanunciado sua morte e isso lhes deixara tristes, v.4.
Porém, a misericórdia do senhor, tem sempre mais para nossas vidas. Enquanto Pedro falava em ficar, cheio de alegria, Deus em uma nuvem brilhante, fala que Jesus é Seu Filho amado no qual Ele muito se alegrava, v.5
A motivação para Deus estar alegre, estava nEle mesmo, pois Ele sabia quem era Seu Filho Jesus. Filho que cumpriu com todos os Seus ditames, ensinando, curando e pregando sua Palavra.
Deus fica feliz com seus filhos, quando esses cumprem com seus mandamentos! E Ele estava feliz com Jesus por que:
1) Jesus Ensinou sobre as verdades do Pai, Mt.5: 1- 12
- Era com Esse Jesus que Deus estava alegre, com o Filho que ensinava Suas Verdades.
- Quantas vezes, o senhor Geraldo, nesses seus 101 ensinou as verdades de Deus as pessoas, vocês que estão aqui são prova disso. Se não o são, foi porque não desejaram vocês ou Deus, mas lhes foi ensinado!
- Jesus se alegra da mesma sorte com a vida de seu Geraldo, não são apenas anos a serem comemorados, mas uma longa vida de realizações.
2) Jesus Pregou as verdades do Reino de Deus, Mt.13: 24 30
- Ao que tudo indica Jesus em seu ministério, não estava surpreso e muito menos preocupado com as oposições à Sua pregação, não se importando se as ocultas, pessoas se dedicavam a objetar o que era pregado.
- Temos certeza que em uma caminhada de anos de pregação da Palavra, centenas de pessoas se opuseram a pregação, levada a efeito pelo Sr. Geraldo, talvez os da própria casa, mas isso, a exemplo de Cristo, jamais foi encarado como obstáculo, mas sim como desafio.
- Será que Deus se alegra com pessoas assim? Madre Tereza de Calcutá tratando pessoas.
3) Jesus Curou os excluídos pela discriminação e pecado, Mt. 15: 21 – 28
- Esse é um ministério que mais se sobressai, na caminhada de Cristo na face da terra.
- Essa mulher chega a se comparar com animais, para ver a cura de sua filha endemoninhada.
- Quantas vezes em sua caminhada o Sr. Geraldo, precisou se humilhar diante de Deus e dos homens para ver o bem estar dos filhos, sabemos que não foram dias bons, mas ele esteve sempre ali, aos pés de Cristo. Não importa se foram migalhas, mas elas sempre alimentaram sua fé e ele pode receber a benção de Jesus, a exemplo da mulher Cananéia.
Meus irmãos às vezes olhamos as pessoas e não sabemos o quanto elas alegram o coração de Deus com suas vidas. Pessoas novas já escutam a Voz de Deus dizendo que Se compraz com seus atos. Imagine alguém que serve ao Senhor há 81anos?
Nossa existência só terá valor se fizermos a vontade de Deus. Aqueles discípulos puderam experimentar um pouco da Glória de Cristo, já aqui na terra, perceberam o amor do Pai para com Seu filho. Ensinar, pregar e curar é nossa missão. Foi isso que o Sr. Geraldo fez, a começar pelo seu lar, esposa que já se encontra na glória, desfrutou de dias de monte e transfiguração, enquanto esteve ao lado de seu esposo, preanunciando o que seria a sua vida com Deus. Os filhos até hoje, sentem orgulho, junto com netos e bisnetos em homenagear alguém que tanto fez por suas vidas, moldando e orientado até os dias de hoje, verdadeiramente é uma vida que alegra Deus.
Coronel Jooziel de Melo Freire. Ex-Comandante Geral da PMDF, Especialista em Segurança Pública, pela Universidade Católica de Brasília e Pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil.
sexta-feira, 31 de julho de 2009
quinta-feira, 30 de julho de 2009
O livro de Atos, nos apresenta, principalmente no capítilo 2, uma vida de unidade. Porém alguns acreditam ser possível viver, em um mundo caido, com pessoas caidas, uma unidade fraternal estabelecida por regras, estratégias e ou carisma das pessoas. Ledo engano! A Palavra de Deus nos deixa claro que a unidade entre irmãos é estabelecida por uma unidade doutrinária, uma linha de pensamento, no caso dos cristãos, onde só a Bíblia tem a verdade absoluta. O afastar dessa unidade, trouxe ao mundo diferentes denominações e cada uma delas se árvorou no direito de dizer que detinha a verdade, que o que ela pregava era a genuina Palavra de Deus. Meus isso não é de hoje, vem desde o início da Igreja, pós Cristo. Paulo alertou Igrejas e irmãos para que não se deixassem levar por suas vontades. A Filha de um pastor assembleiano, com dezoito anos se matou, após de ter apanhado do pai por ter cortado o cabelo.
A intolerância foi a maior arma que satanás usou para destruir as pessoas. Usando a nossa vaidade , orgulho e o desejo de sermos os melhores em toda as coisas e fazeres nos tornamos intolerantes e assim discriminamos. Jamais teremos unidade entre irmãos se os nossos joelhos não se dobrarem e clamarmos ao Senhor, conhecimento da Palavra. Estudar a Bíblia é mais importante do que qualquer outro ato Cristão, pois é através dela que aprendemos a orar, a amar e saber que Deus é Soberano. A Unidade doutrinária é o unico caminho capaz de unir as pessoas. A divisão está na falta de conhecimento da Bíblia. Por que você ora mais do que lê? Se é lendo que se aprende a orar? Eu sei que você não sabe, mas aprenda hoje. Ler a Palavra vai lhe conduzir ao perdão, ao amor incondicional, vai lhe tirar o medo e a culpa e vai te unir ao irmão. Vida de unidade, vida comunhão. CONVERSÃO JÁ!
Rev. Jooziel
A intolerância foi a maior arma que satanás usou para destruir as pessoas. Usando a nossa vaidade , orgulho e o desejo de sermos os melhores em toda as coisas e fazeres nos tornamos intolerantes e assim discriminamos. Jamais teremos unidade entre irmãos se os nossos joelhos não se dobrarem e clamarmos ao Senhor, conhecimento da Palavra. Estudar a Bíblia é mais importante do que qualquer outro ato Cristão, pois é através dela que aprendemos a orar, a amar e saber que Deus é Soberano. A Unidade doutrinária é o unico caminho capaz de unir as pessoas. A divisão está na falta de conhecimento da Bíblia. Por que você ora mais do que lê? Se é lendo que se aprende a orar? Eu sei que você não sabe, mas aprenda hoje. Ler a Palavra vai lhe conduzir ao perdão, ao amor incondicional, vai lhe tirar o medo e a culpa e vai te unir ao irmão. Vida de unidade, vida comunhão. CONVERSÃO JÁ!
Rev. Jooziel
quinta-feira, 23 de julho de 2009
CAMINHANDO SOBRE AS ÁGUAS
Meu filho me perguntou: “pai quem criou Deus”? A minha resposta não podia ser outra. A FÉ. Sim, a fé que Deus plantou em nosso coração através de Cristo, nos permite adorar um Deus autoexistente, um Deus que cria todas as coisas, mas existe antes de tudo, sendo Ele, o príncipio, o meio e o fim. Esse Deus grande, que criou o céu, o mar, a terra, as galáxias, sua vida, em toda sua complexidade, é autoexistente. Sua fé o conduz a crer, que todas as coisas foram criadas por Deus e essa mesma fé, precisa levá-lo a viver um Deus que é acima de todas as coisas. Leia o Sl 24. Essa grandeza precisa ser compreendida, para que a exemplo de Jó, não ouçamos do Senhor Palavras, como as que estão em Jó. 38. Ou temos FÉ, OU SEREMOS CRENTES MEDÍOCRES, sim, homens e mulheres, mais ou menos em sua adoração. Amaremos mais ou menos, adoraremos mais ou menos e viveremos da mesma forma, uma vida mais ou menos. Deus não nos deu a opção de vivermos segundo as nossas vontades, mas sim, estabeleceu regras, normas para vivermos. As pessoas pensam que é melhor ser convertido de fora para dentro, preocupando-se com a forma. Mas Deus nos quer andando sobre as águas, crendo que tudo o que acontece em sua vida, contribui para o seu relacionamento e crescimento com o Senhor. Sabe por que sofremos? Porque não temos fé, não andamos sobre as águas, quando ouvimos o ruido do vento e barulho das ondas e enxergamos a negritude da noite afundamos. Se você meu irmão olhar fixamente para Jesus, o Filho de Deus, você não irá afundar. Vai realmente, transpor os montes, vai enxergar o que ninguém mais enxerga. Vai compreender o que é ter esperança. Caminhe sobre a vida e dê GLORIA a Deus, por cada passo. Tenha fé, pois é pela fé que precisamos viver.
Pr Jooziel
Pr Jooziel
terça-feira, 21 de julho de 2009
quinta-feira, 9 de julho de 2009
O VERDADEIRO CONSOLO
Outro dia recebi de um amigo, uma palavra de muita alegria. Um consolo, que supunha ele, ter recebido de Deus. Ele disse, que depois de um dia triste e cheio de problemas e com o pensamento sempre as voltas com a palavra “desistir”, deixando claro que a vida não joga para perder, mas sempre vence. Meio desanimado, lembrou-se de uma estória, na qual um homem, havia empurrado uma pedra imensa durante a vida, obedecendo a ordem de Deus, mas ao final de muitos anos descobriu que a pedra não se movia, então questionou Deus e disse: “Como o Senhor me manda empurrar a pedra se sabe que ela não sairá do lugar?”. Deus olhou e disse: “eu só mandei empurrar a pedra e não tirá-la do lugar e veja o benefício, olhe os grandes musculos que você desenvolveu!” Esse foi o consolo, encontrado pelo meu amigo, para a falta de resultados expectados em sua lida diária.
Fiquei pensando! Para que Deus nos quer com grandes músculos se não produzimos nada para Ele? Descobri que Deus não nos manda empurrar pedras, mas sim tirá-las do lugar. Em Ex. 14:15, encontramos Deus mandando Moisés fazer alguma coisa, agir e parar de se lamentar, lembrando-o que há muito, seus músculos já foram fortalecidos. Moisés esqueceu-se, do que o cajado que estava em suas mãos já havia feito. Deus o faz lembrar. “Por que clamas a mim? Diga ao povo que marche”. Muitas das vezes o que nos falta é termos a coragem de enfrentar os problemas e usarmos as armas de que dispomos. Adoramos a autocomisseração, autopiedade, lamentar é nossa especialidade. Isso parece nos consolar. Mas a obra em Cristo é o nosso verdadeiro e único consolo. Os resultados estão nas mãos de Deus e o dia em que estiverem nas nossas, as obras não serão mais do Senhor. Pense nisso.
Pr Jooziel
Fiquei pensando! Para que Deus nos quer com grandes músculos se não produzimos nada para Ele? Descobri que Deus não nos manda empurrar pedras, mas sim tirá-las do lugar. Em Ex. 14:15, encontramos Deus mandando Moisés fazer alguma coisa, agir e parar de se lamentar, lembrando-o que há muito, seus músculos já foram fortalecidos. Moisés esqueceu-se, do que o cajado que estava em suas mãos já havia feito. Deus o faz lembrar. “Por que clamas a mim? Diga ao povo que marche”. Muitas das vezes o que nos falta é termos a coragem de enfrentar os problemas e usarmos as armas de que dispomos. Adoramos a autocomisseração, autopiedade, lamentar é nossa especialidade. Isso parece nos consolar. Mas a obra em Cristo é o nosso verdadeiro e único consolo. Os resultados estão nas mãos de Deus e o dia em que estiverem nas nossas, as obras não serão mais do Senhor. Pense nisso.
Pr Jooziel
REFORMA E REAVIVAMENTO
A Igreja Evangélica Brasileira precisa de uma nova Reforma. Muitos daqueles que se dizem protestantes já não protestam mais. Muitos daqueles que se autodenominam evangélicos têm transigido com a verdade e caído na malha sedutora do pragmatismo e das falsas doutrinas. Doutrinas estranhas têm encontrado guarida no arraial evangélico. Novidades forjadas no laboratório do engano têm sido acolhidas com entusiasmo por muitos crentes. Floresce em nossa Pátria uma igreja que tem extensão, mas não profundidade. Cresce em números, mas não em maturidade. Tem influência política, mas não autoridade moral. Faz propaganda de um pretenso poder, mas transige com o pecado. A Igreja Evangélica Brasileira precisa voltar às Escrituras. Muitos púlpitos estão sonegando aos crentes o pão verdadeiro e dando ao povo um caldo ralo e venenoso. Há aqueles que pregam o que o povo quer ouvir e não o que o povo precisa ouvir. Pregam para entreter os bodes e não para alimentar as ovelhas.
Pregam para arrancar aplauso dos homens e não para levá-los ao arrependimento. Pregam prosperidade e não salvação. Pregam curas e milagres e não novo nascimento. Pregam auto-ajuda e não a ajuda do alto. Há muitas igrejas fracas e enfermas por estarem submetidas a um cardápio insuficiente e deficiente. A fraqueza e a doença começam pela boca. Há morte na panela. O veneno mortífero das heresias perniciosas destila em muitas cátedras teológicas. Muitos púlpitos espalham esse veneno e muitos crentes se intoxicam com ele. Precisamos colocar a farinha da verdade nessa panela, a fim de que o povo tenha pão com fartura na Casa do Pão. A Igreja Evangélica Brasileira precisa voltar às grandes doutrinas da Reforma. Precisamos reafirmar que a Escritura é verdadeira, infalível, inerrante e suficiente e não podemos acrescentar à sua mensagem as revelações, sonhos e visões que emanam de corações errantes. Precisamos reafirmar que a fé...
Pregam para arrancar aplauso dos homens e não para levá-los ao arrependimento. Pregam prosperidade e não salvação. Pregam curas e milagres e não novo nascimento. Pregam auto-ajuda e não a ajuda do alto. Há muitas igrejas fracas e enfermas por estarem submetidas a um cardápio insuficiente e deficiente. A fraqueza e a doença começam pela boca. Há morte na panela. O veneno mortífero das heresias perniciosas destila em muitas cátedras teológicas. Muitos púlpitos espalham esse veneno e muitos crentes se intoxicam com ele. Precisamos colocar a farinha da verdade nessa panela, a fim de que o povo tenha pão com fartura na Casa do Pão. A Igreja Evangélica Brasileira precisa voltar às grandes doutrinas da Reforma. Precisamos reafirmar que a Escritura é verdadeira, infalível, inerrante e suficiente e não podemos acrescentar à sua mensagem as revelações, sonhos e visões que emanam de corações errantes. Precisamos reafirmar que a fé...
quinta-feira, 2 de julho de 2009
A POBREZA ESTÁ NAS MÃOS DOS RICOS
Há alguns dias o Presidente Lula, disse que “a fome do mundo era responsabilidade, dos que comem.” Fiquei, uma semana refletindo sobre essa afirmação. Dizem que o Presidente fala muitas asneiras, mas como um homem, que está elevando o Brasil diante do mundo e melhorando, significativamente, as condições de vida de todos os brasileiros, falaria asneiras, não creio! Deus me levou para a Bíblia e encontrei, no livro de Lv. 25, a fundamentação Bíblica das palavras do Presidente Lula, descobri que não eram asneiras. O Presidente está certo! Deus disse que os ricos um dia poderiam adquirir recursos e com isso enriquecerem cada vez mais e com a distribuição irregular dos recursos, teríamos mais ricos e mais pobres. Deus ordena, então o ano do JUBILEU, onde as pessoas deveriam, obedecendo algumas regras, leiam o texto, devolver os bens que haviam adquirido.
Isso, de acordo com o v.17, impediria a exploração e o acumulo desigual de riquezas. Realmente a pobreza está nas mãos dos ricos. Veja bem: Quando os serviços públicos começaram a ser substituidos, dentro de uma política neo-liberal, por redes privadas, as pessoas com condições financeiras, começaram a pagar planos de saúde, matricular seus filhos em escolas particulares, reuniram-se em condomínios promovendo segurança própria e se tornaram frequentadores de grandes conglomerados comerciais, shoppings e hipermercados, elevando os preços de todas as mercadorias e sucateando os serviços públicos, o lema é: Quem tem paga, quem não tem lamenta e sofre. Precisamos orar para que as pessoas compreendam que existem vidas que precisam de ajuda, o v.18, diz que viveremos bem e em segurança se observarmos os decretos de Deus. Não explore, socorra.
Pr. Jooziel
Isso, de acordo com o v.17, impediria a exploração e o acumulo desigual de riquezas. Realmente a pobreza está nas mãos dos ricos. Veja bem: Quando os serviços públicos começaram a ser substituidos, dentro de uma política neo-liberal, por redes privadas, as pessoas com condições financeiras, começaram a pagar planos de saúde, matricular seus filhos em escolas particulares, reuniram-se em condomínios promovendo segurança própria e se tornaram frequentadores de grandes conglomerados comerciais, shoppings e hipermercados, elevando os preços de todas as mercadorias e sucateando os serviços públicos, o lema é: Quem tem paga, quem não tem lamenta e sofre. Precisamos orar para que as pessoas compreendam que existem vidas que precisam de ajuda, o v.18, diz que viveremos bem e em segurança se observarmos os decretos de Deus. Não explore, socorra.
Pr. Jooziel
Assinar:
Postagens (Atom)