“Ora, destruídos os fundamentos, que poderá fazer o justo?” (Salmo 11:3)
Copa do Mundo em 2014 e Olimpíadas em 2016. A notícia de que esses grandes eventos irão acontecer no Brasil encheram o país de festa e de alegria e ocuparam os noticiários do mundo.
Símbolos de uma sociedade madura e bem fundamentada? Infelizmente, parece que a resposta é não. Logo após o anúncio dos jogos de 2016, o mundo se chocou com a derrubada de um helicóptero na Cidade Maravilhosa e o assassinato de um líder do AfroReggae. Isso sem falar nas suspeitas de corrupção. Os Jogos Panamericanos de 2007 estão até hoje sob investigação. A impressão que nos dá é que os fundamentos da sociedade brasileira estão destruídos.
No Salmo 11, Davi faz uma pergunta que deveria ser a nossa. O que podemos fazer quando os fundamentos são destruídos? A primeira coisa é refugiar-se em Deus (Sl 11:1). O cristão não deve deixar de viver, fugir para um monte para não ser atingido pelas “flechas” (hoje são balas) dos ímpios. Temos que continuar no mundo, pregando o Evangelho, vivendo com integridade. Se nos escondermos, aí sim a violência não terá fim.
Também devemos confiar no juízo de Deus. Devemos manter a nossa fé de que Ele está observando o justo e o ímpio, e de que o perverso será castigado pelo Senhor. Mesmo hoje isso ainda acontece, quando os bandidos morrem cedo, são presos ou vivem existências dominadas pelo diabo.
Por fim, temos que fazer como Davi e pregar que o Senhor abomina quem ama a violência (Sl 11:5). Temos o dever de mostrar à sociedade que ela perdeu seus fundamentos. De anunciar que os juizes deste mundo podem estar cegos, mas o Juiz Divino não. E declarar que os justos, os que amarem a justiça e se voltarem para Deus, esses contemplarão a face do Senhor (Sl 11:7).
Rev. Helder Nozima
Nenhum comentário:
Postar um comentário